A estação mais quente do ano está chegando. Saiba como manter seu cão saudável durante os dias de verão!
Seja qual for a cidade em que você mora, o verão brasileiro costuma ser severo, com altas temperaturas que demandam maior hidratação e cuidados especiais por parte de todos, inclusive com nossos pets. O calor e a alteração na umidade do ar podem ter consequências diretas na saúde dos cães, podendo ocasionar problemas como insolação e hipertermia.
Para saber mais sobre cuidados que devem ser tomados com os cachorros durante o verão, confira o material que a Organnact preparou a seguir!
Manter seu cachorro sempre hidratado é a prioridade número um para os dias de calor. Mas apenas deixar o pote de água à disposição pode não ser o bastante para que o pet ingira a quantidade ideal de líquidos. Por isso, algumas medidas simples podem ajudar a incentivar o animal a beber mais água, como:
Assim como você, seu cãozinho também é afetado pelos efeitos do calor e sol intenso. Por esse motivo, preste atenção aos horários dos passeios, deixando de lado as voltinhas próximas ao meio-dia e preferindo horários antes das 9h e após as 18h. Essa dica se torna ainda mais relevante quando se trata de animais de focinho curto – braquicefálicos – que podem ser mais prejudicados por não conseguirem realizar uma termorregulação efetiva, podendo desencadear a intermação.
Avalie também o trajeto dos passeios, dando preferência para locais com grama e bem arborizados, para que o pet possa aproveitar as sombras. Asfaltos e alguns tipos de piso podem ter temperaturas tão altas que são capazes de causar queimaduras nas patinhas dos cães.
As vacinas do seu cachorro estão em dia? Manter o quadro vacinal do seu pet atualizado, bem como a aplicação de vermífugos, é fundamental para assegurar a saúde do animal durante o verão. Algumas doenças mais comuns do período mais quente do ano podem trazer sérias consequências, entre elas estão a hipertermia e enfermidades causadas pelas picadas de pulgas e carrapatos.
Se além de fofura, seu cão esbanjar na quantia de pelos, é importante manter a tosa em dia durante o período de verão. Mantenha a pelagem baixa e realize escovações diárias, que ajudarão a tirar os pelos mortos. Assim, seu pet ficará mais confortável e menos propenso à temida hipertermia.
Manter seu pet sempre hidratado, não passear em horários de calor intenso, prevenir doenças populares da estação e manter a tosa em dia são dicas preciosas para cuidar da saúde do seu cachorro no verão.
Outras opções que podem ajudar a assegurar dias quentes mais confortáveis para o seu melhor amigo são:
Agora que você sabe mais sobre os cuidados com o seu cachorro no verão, que tal acessar o site da Organnact e encontrar as melhores opções de suplementos para o seu pet?