Blog PET

< voltar
16.05.2022 | Cuidados

Ração faz mal para cachorro e gato?

ração faz mal para cachorro

Entenda mais sobre a ração: um dos alimentos mais consumidos pelos pets!

Você já deve ter ouvido falar que a ração causa câncer e faz mal para a saúde dos cachorros e gatos… mas será que essas informações são realmente verdadeiras? Continue lendo o texto para saber mais sobre a ração animal. 

A alimentação dos pets 

Devido à intensa relação entre o homem e os animais, os pets se tornaram membros da família e passaram a viver no ambiente interno, dividindo os cômodos da casa com os tutores.  

Com isso, a alimentação deles também foi adaptada, já que a medicina veterinária acompanhou o processo de evolução das espécies e hoje possui a capacidade de diagnosticar doenças e indicar tratamentos eficazes. 

A evolução na medicina veterinária em conjunto com a nutrição animal proporcionou aumento da expectativa de vida dos cães e gatos. Além disso, a preocupação e o afeto dos tutores intensificaram a busca por suporte veterinário e nutricional.  

Por isso, quando os pets passaram a viver por mais anos, algumas doenças relacionadas ao aumento da longevidade também se tornaram evidentes, como o câncer, por exemplo. Na verdade, essa doença sempre existiu, porém o seu diagnóstico só foi colocado em evidência quando os tutores passaram a levar os pets ao médico-veterinário. 

Devido às alterações na alimentação dos cães e gatos ao longo dos anos, associamos o câncer à alimentação. Porém, não existem comprovações científicas de que o alimento industrializado tenha relação com o desenvolvimento de tumores em pets.  

Existem vários trabalhos científicos que apresentam resultados positivos em relação à utilização de alimentos industrializados na dieta dos cães e gatos. São muitos os questionamentos sobre o assunto, mas o que realmente sabemos é que a ciência ainda não possui dados relevantes para comprovar essa relação. 

A ração é um alimento seco, completo e saudável, composto por ingredientes de origem vegetal e animal, além de premix de vitaminas, minerais e aditivos. Se formulada e fornecida de maneira adequada, a ração é um alimento completo e balanceado, que atende todas as exigências nutricionais dos pets. 

Por ser um alimento com baixo teor de umidade, apresenta boa estabilidade em temperatura ambiente, o que a torna um alimento fácil de armazenar e conservar, com menor risco de contaminação biológica em condições ambientais apropriadas.  

É verdade que os alimentos úmidos são mais saudáveis do que a ração? 

Não existem alimentos mais ou menos saudáveis, o que realmente acontece é que alguns são mais benéficos para determinadas situações do que outros. 

Os alimentos úmidos apresentam textura macia em comparação com a ração. Sua consistência pastosa facilita a mastigação, por isso, são mais indicados para cães e gatos filhotes ou senis. Além disso, são mais aceitos pelos pets com apetite caprichoso, pois apresentam maior palatabilidade. 

A alimentação úmida é uma ferramenta importante para o manejo nutricional de gatos, pois representa uma das formas mais eficientes de ingestão de água involuntária pelos felinos.  

O cozimento dos ingredientes dentro da própria embalagem permite que o alimento se torne estéril de microrganismos, não sendo necessária a adição de conservantes artificiais. 

Consulte um veterinário nutricionista para uma avaliação completa. Ele irá analisar o estado fisiológico e nutricional do seu pet, para recomendar a dieta mais adequada, a fim de fornecer todos os nutrientes necessários para garantir a saúde e longevidade do seu melhor amigo. 

Seja ração seca, alimentação úmida, natural ou caseira, o importante é ser uma alimentação completa e balanceada.  

O que achou do conteúdo? Continue acompanhando o blog da Organnact para ficar por dentro do mundo pet. 

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também