Manejo alimentar, enriquecimento ambiental e suplementação são algumas dicas para cuidar do processo de envelhecimento dos felinos.
Você sabia que os avanços na área de nutrição animal e da medicina veterinária têm contribuído para o aumento da longevidade dos gatos? É isso mesmo, nossos amados gatinhos estão vivendo mais.
Porém, com o avanço da idade, assim como acontece com nós humanos, as exigências de cuidados são ainda maiores para manter a saúde e qualidade de vida dos felinos. Conheça quais!
O envelhecimento é um processo complexo, no qual o animal apresenta redução progressiva na capacidade de manter a homeostase diante de fatores fisiológicos e ambientais externos, o que pode culminar em diminuição da vitalidade e maior vulnerabilidade a doenças e morte. Por isso, o acompanhamento com médico-veterinário é imprescindível nessa fase da vida.
Os felinos apresentam diversas alterações fisiológicas associadas ao envelhecimento, como desidratação, diminuição do número de células sanguíneas, diminuição da digestão e absorção de nutrientes, audição e olfato diminuídos, perda da elasticidade da pele, cicatrização mais lenta, além de maior predisposição a disfunção cognitiva, doenças articulares degenerativas e doença renal crônica.
Em meio a todas essas condições, você deve estar se perguntando: tá, mas o que posso fazer para contribuir para o envelhecimento saudável do meu gato idoso?
Calma, nós trouxemos várias dicas fundamentais para você aplicar na rotina:
A nutrição pode ser uma aliada para retardar ou impedir a progressão das doenças geriátricas. Por isso, é importante fornecer um alimento específico para essa fase da vida, com equilíbrio ideal de proteínas, gorduras e carboidratos, a fim de atender as necessidades nutricionais e minimizar as consequências do envelhecimento.
Geralmente, a partir dos 13 anos de idade, os felinos apresentam aumento do requerimento energético devido à diminuição da capacidade de digestibilidade de lipídeos e proteínas. Portanto, você deve escolher alimentos que apresentem esses nutrientes em maior quantidade na composição, com a recomendação de um nutricionista animal.
A perda de massa magra é um dos principais fatores associados ao envelhecimento, por isso é importante fornecer um alimento altamente palatável, de alta digestibilidade e com densidade energética adequada para compensar a perda indesejada de peso e piora na condição corporal do seu felino.
A suplementação, assim como a alimentação adequada, pode contribuir para o envelhecimento saudável dos felinos, pois as vitaminas e minerais também são essenciais para a obtenção do equilíbrio e balanço nutricional. Geralmente, o metabolismo de animais idosos tende a reduzir a capacidade de absorver alguns nutrientes, principalmente vitaminas e minerais.
Foi pensando no seu gatinho idoso que a Organnact desenvolveu o Geriatric Plus Cat, um suplemento composto por vitaminas, minerais e aminoácidos, indicado para gatos em fase geriátrica que necessitam de cuidados nutricionais especiais, pois cuidado e carinho é o que ele merece.