Comumente nos referimos aos nossos cães como nossos amigos peludos. Mas você sabia que existem diferentes raças de cachorros sem pelo?
Quando pensamos em pet, normalmente associamos a pelos. Mas você sabia que nem todos os cães possuem pelagem? Algumas raças têm por característica a ausência total de pelos ou o crescimento deles apenas em regiões específicas, como cabeça e patas. É o caso do pelado mexicano, ou xoloitzcuintli, terrier americano sem pelo, cão pelado peruano e cão de crista chinês. A seguir, conheça mais sobre os cães sem pelo.
→ Terrier americano sem pelo: É uma raça nova e recém reconhecida. A cor da pele pode variar, mas em geral, as peles mais claras são também as mais sensíveis ao sol.
→ Pelado mexicano: O xoloitzcuintli é uma raça popular atrelada à cultura do México. Tido como o cachorro dos deuses pelos astecas, o pelado mexicano costuma ter pele escura, podendo ser preto, cinza escuro, ou vermelho.
→ Cão de crista chinês: Esta raça apresenta pele rosada e pelos nas patas e rabo, e uma “crista” na cabeça.
→ Pelado peruano: Estes cães podem ter a pele de diferentes cores. Alguns cães desta raça apresentam manchas não pigmentadas. Atualmente o pelado peruano é uma raça considerada Patrimônio Nacional no Peru.
Estes cães são os companheiros ideais para aqueles humanos alérgicos aos pelos dos pets. No entanto, a peculiaridade destas raças requer uma atenção extra. Isso porque o pelo é responsável por proteger os cães de infecções, bactérias e problemas de pele, além dee auxiliar na regulação da temperatura corporal
Por estes motivos, é necessário que em regiões mais frias os cães tenham acesso a abrigos com cobertores e sejam vestidos com roupas específicas para auxiliarem na manutenção da temperatura, da mesma forma que precisam de protetor solar para evitar queimaduras. Além disso, é essencial manter a pele dos pets hidratada.