Blog PET

< voltar
02.08.2023 | Mundo Pet

Zooterapia

Zooterapia: a relação dos animais com a medicina

Os pets têm sido os nossos companheiros há milhares de anos. A interação multiespécie já se mostrou benéfica para os humanos e também para os animais. O reconhecimento e a compreensão destes benefícios deu origem à zooterapia, um braço da medicina que emprega os animais em atividades que auxiliam no desenvolvimento, bem como no tratamento de doenças e transtornos físicos e mentais dos humanos. 

 

A técnica de usar a ajuda dos animais é chamada de terapia assistida por animais (TAA), cujo objetivo é promover o desenvolvimento psíquico, físico, cognitivo e social de pacientes, e é utilizada como um método alternativo, complementando as terapias e tratamentos convencionais. 

 

Os cães são maioria na TAA, mas diferentes animais, como gatos, cavalos e aves, podem participar da zooterapia. Cada espécie tem uma função e auxilia de uma forma diferente. Em casos de tratamento de estresse pós-traumático (TEPT), os cães se mostraram excelentes companheiros para os veteranos de guerra, auxiliando na redução dos níveis de estresse dos tutores. 

 

A presença de cães também auxilia na sociabilidade de crianças com transtorno do espectro autista (TEA). Além disso, contribui para a redução de ansiedade e estresse das crianças autistas. Os cães são treinados para reconhecer e interromper comportamentos nocivos e podem ajudar a cessar colapsos emocionais. A presença de porquinhos-da-índia no ambiente ajuda as crianças na interação e comportamento.

 

Ainda sobre a relação entre zooterapia e autismo, a equoterapia é uma técnica bastante utilizada para diminuir os sintomas do transtorno. A intervenção assistida por cavalos auxilia no desenvolvimento biopsicossocial, pois reúne exercícios de coordenação motora, flexibilidade, concentração e agilidade, visando promover o equilíbrio físico e psíquico. 

 

Este método de terapia é multidisciplinar e mescla técnicas da área da saúde, educação e equitação, com uma demanda de profissionais de equitação, médicos, médicos-veterinários, psicólogos e fisioterapeutas. Atualmente, existe uma lei que regulamenta a reabilitação por equoterapia no Brasil. 

 

Você já sabia da importância dos animais para a nossa saúde? Continue acompanhando o blog da Organnact para mais conteúdos como esse. 

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também