A alotriofagia, também conhecida como síndrome de pica, é o transtorno caracterizado pelo hábito de mastigar e ingerir objetos não comestíveis e sem propriedades nutricionais. Este comportamento pode atingir humanos e também os gatos.
Os objetos mais comuns que os felinos ingerem são plásticos, papéis, cordas, fios de eletrônicos, cadarços, roupas e tecidos. A ingestão destes materiais pode gerar graves problemas à saúde do pet, como quadros de vômito agudo, obstrução intestinal e intoxicação.
O diagnóstico da síndrome de pica é feito a partir do relato do tutor ao médico veterinário, que deve realizar exames no gato. Por este motivo, é fundamental que o tutor esteja atento ao comportamento do bichano para iniciar o tratamento assim que os primeiros sinais de alotriofagia forem notados.
O tratamento da alotriofagia consiste em substituir o comportamento nocivo do gato por hábitos saudáveis. Com o auxílio do médico veterinário, o tutor deve incentivar atividades seguras ao pet, e oferecer brinquedos que não soltem pedaços ou peças, a fim de evitar que o gato continue a ingerir materiais impróprios. Além disso, a alimentação do gato também deve receber atenção especial, observando se a dieta oferece todos os nutrientes necessários para a saúde do bichano.
Nos bichanos, geralmente, as causas deste transtorno estão relacionadas ao estresse, ansiedade, hiperatividade, ou ao déficit nutricional. Por este motivo, a principal forma de prevenir a alotriofagia é garantir que o gato esteja consumindo todas as vitaminas e nutrientes que precisa para a saúde e bem-estar. Para isso, é fundamental conversar com o médico veterinário para saber qual a melhor opção de dieta para o gato, pois pode variar de acordo com a fase da vida do pet. O médico veterinário pode determinar também se há a necessidade de suplementar a alimentação.
Ainda, o enriquecimento ambiental ajuda a manter o pet ocupado, além de permitir que expresse comportamentos naturais, como escalar ou arranhar. Os brinquedos que estimulam a caça, como varinhas e bolinhas, também podem auxiliar. No entanto, é importante guardar os brinquedos após as brincadeiras.
Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando o blog da Organnact para mais conteúdos como este!