Quer decorar a sua casa para o Natal mas não sabe como fazê-lo de forma segura para o seu gato? Pensando nisso, preparamos dicas para você entrar no clima natalino e curtir as festas ao lado do seu bichano. Confira!
Sabemos que as decorações natalinas são parte importante das tradições de fim de ano. Mas para os gateiros, este pode ser um momento de estresse. Algumas decorações de Natal são extremamente atrativas para os gatos, o que pode levá-los a querer brincar com os ornamentos, causando graves acidentes.
No entanto, ter um gato não significa o fim das decorações de Natal! Pelo contrário. Você só precisa adaptar o uso dos ornamentos para ter um espaço cat friendly.
A decoração cat friendly deve ser pensada desde a escolha dos ornamentos. Materiais feitos de acrílico ou vidro devem ser evitados, pois os gatos podem derrubar e se machucar ao tentar brincar com as peças.
Um outro ornamento que deve ser evitado são as velas. Elas podem queimar os bichanos, além de causar incêndios, se forem derrubadas. Ainda no quesito causar incêndios, os famosos “pisca-piscas” devem ser evitados também. As luzes chamam a atenção dos bichanos e eles podem se enroscar nos fios, provocando um acidente elétrico.
Peças muito brilhantes também chamam a atenção dos gatos. Por isso, opte por uma decoração sem tanto brilho, e dê preferência aos ornamentos foscos, principalmente às bolas de pendurar na árvore.
Agora que você já sabe que é possível decorar a sua casa para o Natal, quais as melhores opções e o que deve ser evitado quando se tem um gato, veja qual a melhor forma de fazer a decoração!
O ideal é conhecer bem o seu gato para saber como ele vai se portar diante de novos objetos em casa. A decoração deve ser colocada de forma gradual, para que o bichano se acostume aos poucos com os ornamentos.
Para a árvore de Natal, é importante que ela seja pesada, para que não tombe facilmente. Além disso, é ideal que ela seja presa também ao teto, para evitar quedas.
Durante a montagem da decoração, é fundamental não brincar com os enfeites ou forçar uma interação com o bichano, para que ele não veja os ornamentos como brinquedos.
Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando o blog da Organnact para mais dicas como esta!