Saiba o que é equoterapia, seus benefícios e quando praticá-la
Você sabe o que é equoterapia? Já ouviu falar sobre o método? Para entender o que é, quais os benefícios e quando recorrer a ela, não deixe de ler o texto até o final.
O termo equoterapia foi criado em 1989 pela ANDE-BRASIL (Associação Nacional de Equoterapia) para rotular qualquer prática que utilize equinos em técnicas de equitação para o desenvolvimento e reabilitação de pessoas portadoras de deficiência e necessidades especiais.
Também conhecida como hipoterapia e equiterapia, ela possui o objetivo de estimular o desenvolvimento da mente e do corpo trazendo ganhos a nível físico e psíquico através de atividades que empregam o cavalo como agente promotor de benefícios.
Além dos benefícios físicos, como mobilidade pélvica, quadril e lombar, o método estimula também a criatividade de crianças e adultos. Saiba mais:
A prática leva a uma melhora em todos os âmbitos da vida do praticante, independente da idade e qualquer pessoa pode aderir à equoterapia.
A equoterapia pode ser praticada por todas as pessoas, mas é uma ótima aliada no tratamento de pessoas com problemas de relacionamento pessoal e portadoras de outras necessidades especiais, como autismo e síndrome de down. Isso porque o autista, por exemplo, pode possuir dificuldades na fala e de interação pessoal, assim como a pessoa com síndrome de down pode ter limitações para se expressar.
A equoterapia auxilia essas pessoas a lidarem com as emoções por meio do contato com os cavalos, o que ajuda na melhora da comunicação e desenvolve suas habilidades motoras. Essa é uma prática que causa bem-estar e estimula o movimento.
Gostou do texto? Para saber mais sobre o universo dos equinos, não deixe de acompanhar o nosso blog!