Blog PET

< voltar
06.10.2022 | Cuidados

Chegada da primavera: principais cuidados com o seu pet

pet primavera

Pet na primavera: cuidar da proliferação de pulgas e carrapatos, fazer passeios em horários frescos e vacinação são alguns dos cuidados. Confira! 

A primavera é uma linda estação do ano, além de apresentar temperaturas mais amenas depois de um longo período frio, também é cheia de flores e cores. Mas você sabia que os pets durante a primavera precisam de alguns cuidados especiais? Continue lendo o texto para conferir quais são eles! 

Leve o pet para passear em horários frescos 

Leve o pet para passear em horários frescos na primavera

As temperaturas e as chuvas começam a aumentar com a chegada da primavera, então fique atento à previsão do tempo e leve seu animal para passear nos horários mais agradáveis. Evite o sol do meio-dia, pois neste horário o asfalto está mais quente e o animal pode queimar as patinhas. Prefira fazer os passeios pela manhã ou no fim da tarde.  

Não se esqueça de levar uma garrafinha de água para manter seu filho de quatro patas hidratado durante todo o passeio. 

Cuide com pulgas e carrapatos 

Durante esta estação, o clima quente e úmido é propicio para a reprodução de pulgas e carrapatos. Quando os animais entram em contato com a grama ou interagem com outros cães em parques e praças, podem acabar contraindo esses parasitas indesejados.  

Para prevenir é importante utilizar produtos tópicos ou orais antipulgas e carrapatos recomendados pelo médico-veterinário. 

Cuidado com as plantas tóxicas

Cuidado com as plantas tóxicas para pets

Por ser época das flores e plantas, é importante intensificar os cuidados no contato com certos tipos de folhagens, pois certas substâncias podem causar intoxicações nos animais. Costela de Adão, Espada de São Jorge e Azaleias são algumas espécies consideradas perigosas aos pets. 

Leia também: Plantas pet friendly – quais espécies posso e não posso ter em casa?

Ofereça muita água fresca ao pet na primavera

É sempre bom lembrar de higienizar o bebedouro e trocar a água dos animais com mais frequência. Você também pode fornecer água de coco de vez em quando para hidratar seu pet. Outra dica é colocar cubos de gelo na água para mantê-la fresca, estimulando a hidratação do animal.  

Alimentos úmidos e naturais também são opções interessantes para ajudar a melhorar a hidratação dos animais. 

Cuidado na hora do banho e tosa 

A primavera e o verão são as estações em que os animais de estimação precisam ser banhados e tosados com mais frequência para aliviar o calor e mantê-los limpos. Seja em casa ou em um pet shop, certifique-se de não usar água muito quente na hora do banho. Além do risco de provocar queimaduras, o animal pode passar mal por conta da temperatura elevada. 

Doenças comuns na primavera 

A propagação de certas doenças aumenta durante a estação florida do ano, entre elas estão: 

  • Leptospirose: Transmitida para animais de estimação através do contato com a urina de animais infectados, especialmente ratos. Tenha em mente que esta doença é considerada zoonótica, ou seja, pode ser transmitida entre humanos e animais. 
  • Leishmaniose: doença parasitária de caráter zoonótico, que afeta não somente os humanos, mas também cães domésticos, causada pelo protozoário do gênero Leishmania sp. e transmitida pelo mosquito-palha.   
Leia também: Leishmaniose Visceral: doença tropical que afeta pets e humanos

Para garantir a prevenção, mantenha a vacinação do seu filho de 4 patas em dia. Use coleira repelente, mantenha o ambiente sempre limpo para evitar o acúmulo de sujeiras que possam atrair ratos e use telas nas janelas para evitar o aparecimento de mosquitos.  

Se houver suspeita de que seu pet esteja com alguma dessas doenças, procure um médico-veterinário o mais rápido possível. 

O que achou do conteúdo, vai tomar esses cuidados com seu pet na primavera? Continue acompanhando o blog da Organnact para mais artigos sobre o mundo animal. 

 

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também