A quarentena e o isolamento social também mudaram a rotina dos animais de estimação. Veja como mantê-los felizes nesse período
A quarentena causada pela pandemia do coronavírus está fazendo diversos tutores passarem mais tempo em casa com seus animais. Essa mudança pode deixar os bichos ansiosos e estressados, causando problemas de comportamento. Para evitar que isso aconteça, é preciso tomar alguns cuidados especiais. Confira algumas dicas:
O tempo maior que você passa em casa já é uma mudança na rotina dos animais, por isso é importante prestar atenção no comportamento deles para ver o que eles estão achando desse novo dia a dia. Caso seu pet goste de ficar quietinho, “na dele”, é importante respeitar, sem ficar dando atenção o tempo todo. Caso a situação seja inversa, e seu pet não consiga ficar longe quando você está em casa, é necessário dar atenção, mas sem exagerar. Mostre que você não está ali só para satisfazer as necessidades de carinho dele.
Os animais de estimação podem sofrer com a mudança de rotina – principalmente os gatos, que gostam muito de ter tudo sob controle. Para diminuir o tamanho do problema, tente manter uma rotina mais fixa em relação a eles, principalmente no que diz respeito à alimentação. Além de ajudar a diminuir o estresse, ser mais rigoroso com o que o pet come quando você está em casa diminui os riscos de obesidade.
Quando você não está por perto, seus animais possuem seus próprios hábitos e rotinas. Tentar interferir o mínimo possível nesses rituais é sempre uma boa ideia. Gatos, por exemplo, adoram ter seus lugares preferidos para tirar uma boa soneca, que normalmente dura o dia inteiro. Respeitar esse espaço é fundamental para manter uma boa relação com eles.
Por fim, é sempre importante manter os bichos felizes, satisfeitos e ativos. Invista em brinquedos e tente estimular brincadeiras e “caçadas” pela casa. Tanto gatos quanto cachorros gostam de caçar, então é uma boa oportunidade de transformar a hora de comer em uma brincadeira divertida. Além disso, invista em brinquedos e distrações para deixá-los sempre felizes!
Mesmo tomando todas essas medidas, o isolamento social e o maior tempo que passamos em casa pode, ainda assim, acabar causando estresse e ansiedade nos animais. Se esse for o caso, é importante procurar ajuda veterinária para saber o que é possível fazer para acalmar seu amigo!