Chegou a hora de adestrar o seu cãozinho em casa com ajuda de alguns comandos
É possível treinar seu cão sem causar qualquer tipo de desconforto ou punição. Esta é a premissa do reforço positivo, um método que tem muitos benefícios e ainda fortalece sua relação com seu pet. Punir não educa, por isso, comece pelos comandos básicos, assim você verá seu animalzinho aprender muitas coisas novas. Separamos algumas dicas de adestramento de cães. Confira abaixo.
O adestramento é importante porque pode ajudar em vários aspectos da vida dos cães, como ansiedade, medo, agressão e disciplina. Por exemplo: às vezes, animais muito assustados tendem a atacar, pois se sentem ameaçados, e com o treinamento é possível minimizar esse temor.
Afinal, ninguém nasce sabendo se comportar, por isso cabe à mãe ou pai do pet essa orientação. Dessa forma, você e seu filho de quatro patas poderão viver em um ambiente tranquilo e em harmonia.
Adestrar significa utilizar técnicas para educar animais de estimação através de treinos de repetição e reforços. Serve tanto para ensinar truques como deitar, virar, dar a pata, etc., como também para corrigir alguns maus hábitos.
A melhor fase para ensiná-los é quando eles ainda são filhotes. Mas e os cães mais velhos? Eles podem aprender algo novo? Embora tenham suas próprias manias e comportamentos ao longo da vida, e possa parecer impossível impor certas regras, os cães adultos podem sim ser treinados. Basta muito amor, paciência e repetição.
A capacidade dos cães de se adaptar é incrível. Lembre-se, a educação do cão não é apenas para solucionar problemas, mas também para melhorar sua qualidade de vida.
1) Comece desde cedo: embora os cães adultos também possam ser ensinados, os filhotes têm mais facilidade para aprender;
2) Use o adestramento positivo: concentre-se nos acertos, não nos erros. Comemore com ele e ofereça um petisco;
3) Persistência: é preciso treinar todos os dias, mesmo que apenas por 10 minutos. Os hábitos vêm com a repetição;
4) Comece pelo básico: ensine uma coisa de cada vez e os comandos mais fáceis;
5) Não brigue: o cão está em processo de aprendizado, então, para não o traumatizar, não o repreenda se ele errar. Analise as possíveis causas e procure alternativas para melhorar.
Agora, confira algumas dicas para ensinar os melhores truques:
No post de hoje, trazemos também conselhos valiosos de André Gaspar, adestrador profissional há 20 anos, que vai demonstrar como fazer seu cão esperar para comer. Além de evitar que o animal se engasgue com a comida por ficar muito empolgado, essa técnica ajuda-o a comer com mais calma.
Gostou? No blog Mundo Pet, da Organnact, você encontra diversas dicas para o dia a dia com o seu pet. Não deixe de conferir.