Existem muitas causas que fazem o filhote ficar com diarreia. Alguns episódios são fáceis de controlar, enquanto outros podem indicar uma doença. Fique atento aos sinais
Episódios de diarreia são comuns em pets filhotes, principalmente no período de transição alimentar, que necessita de adaptação. Caso o filhote apresente diarreia, você precisa ficar atento as causas, pois essa alteração pode causar desconforto gastrointestinal e indicar uma possível doença.
Saiba mais sobre o que causa diarreia nos filhotes e como cuidar deles nesses casos.
Diversas são as causas de diarreia nos animais, dentre as mais comuns podemos citar a ingestão de algum elemento estranho, intolerância alimentar, uso de algum medicamento ou até mesmo uma mudança brusca na alimentação.
O importante é avaliar a rotina do pet e sempre ficar atento à consistência de suas fezes para verificar a necessidade de consultar um veterinário.
1)Intoxicação e Intolerância alimentar
A diarreia pode ser um sinal de intolerância ou alergia a um determinado alimento, como chocolate (tóxico para cães e gatos) ou leite de vaca (que não deve ser fornecido para os pets!). A ingestão de objetos ou elementos estranhos, como plantas venenosas/tóxicas, também são possíveis causas.
2) Mudança na dieta
Mudanças repentinas na alimentação do seu animal de estimação podem desregular o funcionamento do intestino, devido ao fornecimento de um alimento com uma composição totalmente diferente do que o organismo do pet está acostumado.
3) Doenças, vírus, parasitas
Bactérias, vírus e parasitas podem prejudicar a saúde intestinal do seu pet.
4) Medicamentos
Alguns remédios causam reações adversas nos pets, como a diarreia.
5) Problemas emocionais (como estresse e ansiedade)
O motivo também pode ser emocional, observe atentamente o comportamento do seu amigo, principalmente sinais de estresse.
Sempre que seu cão ou gato for fazer as necessidades, preste atenção na aparência e consistência das fezes, que deve ser de consistência firme e, geralmente, de cor marrom escura.
Fezes de cores diferentes, líquidas e com a presença de sangue são um sinal de alerta.
Não hesite em procurar um veterinário se tiver dúvidas sobre o que é normal, especialmente se:
Veja quais são as possíveis causas:
Se foi pela mudança na alimentação, o ideal é fazer o período de adaptação adequadamente (descrito na embalagem da ração) por um período de 7 dias.
Caso ele use alguma medicação, pergunte ao veterinário se ela pode ser alterada ou interrompida.
Na hipótese de um objeto estranho ter sido ingerido, procure um médico-veterinário.
Sempre ofereça água limpa e fresca em abundância para prevenir a desidratação.
Observe a duração da diarreia, se persistir por dias e estiver associada a outros sintomas, como vômitos, fraqueza e febre, é fundamental levar o pet ao veterinário, pois pode indicar uma condição mais crítica.
Uma boa alimentação com suplementos de qualidade e a vermifugação em dia são vitais para a saúde intestinal e a qualidade de vida dos nossos filhos de quatro patas.
O que achou do conteúdo? No blog da Organnact, você encontra mais dicas para cuidar do seu pet!