Conheça quais espécies de plantas são tóxicas e quais são pet friendly.
Se você é mãe ou pai de pet e tem plantas em casa, saiba que é necessário prestar atenção no que você cultiva. Existem diversas plantas que são tóxicas para os animais e podem causar desconforto estomacal, diarreia, vômitos e diversos outros problemas de saúde a eles. Vamos conhecer mais sobre?
Animais de estimação são criaturas naturalmente curiosas, especialmente filhotes. Você deve ter notado que as plantas chamam a atenção deles e a primeira coisa que fazem é cheirar ou mastigar.
Seja no jardim da casa, no vaso do apartamento ou ao passear no parque, a relação dos pets com as plantas deve ser cuidadosa.
O primeiro passo é conhecer quais espécies são tóxicas e perigosas para os animais e quais são consideradas pet friendly.
Nossos filhos de quatro patas podem adoecer caso comam as folhas ou, até mesmo, após o contato físico. Se você não quiser ou puder remover a planta, tente mantê-la fora do alcance dos animais de estimação.
É venenosa e irrita as mucosas dos cães. Suas folhas, quando ingeridas, podem causar irritação, coceira, dormência na língua e vômitos.
Apesar de ser muito utilizada como peça decorativa por ser um símbolo de prosperidade, a ingestão desta planta pode deixar os animais sem ar, causar complicações na pele e até convulsões.
Seu forte cheiro pode atrair os pets, porém sua ingestão pode causar asfixia severa, alucinações e insuficiência renal em gatos.
Essa é outra planta altamente tóxica para os animais. Ela causa irritação oral, ardor intenso e irritação da boca, língua e lábios, salivação excessiva, vômitos e dificuldade para engolir.
A ingestão desta flor pode causar vômitos, diarreia, fraqueza e insuficiência cardíaca.
Esta flor causa sérias complicações, como irritação oral, queimação grave e irritação da boca, língua e lábios, salivação excessiva, vômitos e dificuldade de engolir.
Possui uma seiva que pode causar muitas lesões na pele e nas mucosas, queimação, coceira, náuseas, vômitos e gastroenterites.
Tóxica para animais, potencialmente fatal. Pode causar problemas gastrointestinais, incluindo diarreia, vômito, perda de apetite e náusea.
Embora não seja frequentemente cultivada em ambientes fechados, é comum em ruas ou jardins. Muitas vezes usada como cerca viva, suas toxinas são encontradas no látex liberado pelas plantas. Esta seiva pode causar inflamação quando entra em contato com animais.
Outra planta encontrada em praças ou parques, seu contato pode causar vômitos, depressão, diarreia e problemas gastrointestinais.
Existem diversas outras plantas que são fáceis de cultivar e não apresentam riscos à saúde do seu pet. São elas:
Acesse a lista completa de plantas tóxicas e não tóxicas para gatos e para cães da ASPCA (Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais).
Ao andar na rua com os pets, certifique-se de que eles não consumam nada venenoso. Caso perceba que seu cachorro/gato comeu algo diferente ou encontre fragmentos de folhas pela casa, tente lembrar a espécie da planta e leve-o ao veterinário o quanto antes. Isso ajuda no diagnóstico e tratamento.
Uma boa maneira de evitar que seu cão se intoxique com as plantas é colocá-las em um lugar alto ou em um suporte de parede. Outra opção é espirrar um produto repelente para afastar os animais.
Além disso, apostar no enriquecimento ambiental contribui para que seus amigos possam focar em brinquedos e hábitos saudáveis.
Se por acaso seu pet continuar com vontade de morder ou mastigar alguma flor ou folha, existe uma erva chamada clorofila que é natural e muito benéfica para o intestino e para o sistema imunológico dos animais de estimação.
O que achou do assunto? Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos sobre o mundo pet!