Você sabia que os cavalos dormem de pé? Vem conferir um pouco sobre como os cavalos dormem.
Na natureza os cavalos são presas, com isso o instinto de fuga está em seu DNA. Ao longo da história, os indivíduos que dormiam em pé foram selecionados, pois isso facilita a fuga de seus predadores.
Você já viu o cavalo de pé com os olhos fechados? Se sim, essa é a fase inicial do sono, o famoso ‘’cochilo’’. Eles se permitem descansar e relaxar, mas como estamos falando de uma presa, eles fazem isso somente quando estão se sentindo seguros.
Mas eles também dormem profundamente, entretanto, diferente de nós, que dormimos um período longo e contínuo. Eles até deitam para dormir, mas alteram pequenos momentos de sono com vigília, voltando ao estado de alerta, que quando somados totalizam cerca de 3 horas de sono profundo, principalmente durante o período noturno.
Os cavalos são animais gregários, e não descansam todos ao mesmo tempo. Desta forma sempre há um animal alerta, servindo como vigia para o grupo.
A própria anatomia do cavalo colabora para que ele consiga dormir de pé. Para dormir, eles travam os tendões e os músculos.
Ligamentos especiais, chamados suspensores do boleto, capazes de fixar as articulações das pernas, impedindo-as de se dobrarem enquanto estão dormindo.
Assim como nós, se o cavalo não desfrutar da quantidade e qualidade de sono adequada, podem ocorrer alterações fisiológicas hormonais, desempenho motor e cognitivo, favorece a fadiga e a queda na imunidade, entre outras consequências.
O cavalo dorme um período relativamente curto, comparado a nós, por isso, é importante que eles relaxem e tenham esse curto período de descanso com qualidade.
Desta forma é importante prezar por cama de qualidade, tamanho da baía e de piquete, ofertar ambiente de competição confortável para ele descansar e é primordial pensar no manejo dos cavalos, pois também influencia no sono deles.