Considerada um procedimento cirúrgico simples, a castração é um cuidado importante para a saúde e bem-estar de cães e gatos. Para as fêmeas, consiste na retirada dos ovários e do útero, e para os machos, na retirada dos testículos. A castração ajuda a evitar tumores e algumas doenças hormonais. A castração também contribui no controle populacional dos pets, ajudando a reduzir o número de animais abandonados.
Existem momentos ideais para castrar os pets, que variam conforme a espécie, o sexo e o momento em que a maturidade sexual é atingida. No entanto, mesmo que já tenham passado dessa fase, a castração ainda é importante a longo prazo para os pets.
No caso das fêmeas, a castração contribui para diminuir de forma significativa as chances de desenvolver câncer de mama, tanto em gatas, quanto nas cadelinhas. Este tipo de tumor tem relação com os hormônios produzidos pelos ovários que foram retirados.
Ainda nas fêmeas, a castração evita infecções e tumores de ovário e de útero, e também a gravidez psicológica.
Para os machos, o procedimento evita o desenvolvimento do câncer de próstata e de testículos, hérnias perineais e o tumor venéreo transmissível, doença comum entre animais de rua.
Além dos benefícios a longo prazo para a saúde dos pets, a castração contribui para evitar gestações indesejadas, e consequentemente, auxilia no controle populacional dos animais abandonados, uma vez que não há ninhadas indesejadas.
Um outro ponto positivo da castração, e que também é benéfico para os tutores, é que o procedimento tem relação com leves mudanças no comportamento dos pets.
Após a castração, é comum que cães e gatos fiquem menos agitados. Isso porque os pets não castrados costumam apresentar certa agressividade e agitação, motivadas pelos hormônios sexuais. Os pets castrados tendem a ficar mais calmos e tranquilos, assim como comportamentos como xixi descontrolado para a marcação de território ou fugas em busca de parceiros tendem a ser controlados.
No entanto, é importante ressaltar que a castração não vai mudar a personalidade dos pets. A castração tem relação apenas com comportamentos relacionados aos hormônios sexuais, que param de ser produzidos após o procedimento.
Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando o blog da Organnact para mais conteúdos como este!