imagem: internet/ (reprodução)
em uma entrevista do portal ig, alguns médicos veterinários alertam sobre a importância de alguns cuidados durante a gestação e o pós parto das mamães pet, e também trazem algumas dicas de como o tutor pode se comportar neste período dos pets.
A maior recomendação que se dá aos tutores de cães e gatos, independentemente de serem machos ou fêmeas, é que se faça a castração dos pets assim que possível. Contudo, por várias ocasiões diferentes pode acontecer de a fêmea ficar grávida (ou já ser adotada prenha) e o tutor terá que dar todo o auxílio necessário para que a futura mãe tenha uma gestação plena e saudável.
“Nesta fase da vida a demanda energética da fêmea é mais elevada e ela precisa de uma ração com mais calorias, proteínas e cálcio. Além disso, uma alimentação rica em vitaminas e minerais é importante para o desenvolvimento saudável e adequado dos fetos”, afirma a veterinária.
“Nos primeiros dias as mamães e os filhotes precisam de tranquilidade. É importante separar a mãe com os filhotes dos outros animais da casa para evitar agressões, doenças ou acidentes com os recém-nascidos”, orienta Fernanda. “Os filhotes nascem de olhos fechados e não devem ser separados das mamães até seus olhos abrirem (de 15 a 20 dias de vida). O ambiente também precisa ser limpo com mais frequência”.
veja a matéria completa no portal iG.