Em 1991, iniciamos uma busca incessante por um desenvolvimento que vai além de novos produtos. Começamos uma procura constante por soluções inteligentes e eficazes que proporcionam uma vida melhor, com comodidade e bem-estar, para os animais e para as pessoas que cuidam deles.
O que norteia esse desenvolvimento não são apenas as inúmeras possibilidades que a ciência oferece, mas a consciência, a responsabilidade e a ética que envolvem quem trabalha com a saúde do animal.
A partir de uma rede de distribuição com abrangência em todo território nacional, o Grupo Organnact marca presença em mais de 20.000 pontos de venda espalhados pelo Brasil. Além disso, a Organnact possui um dos melhores laboratórios veterinários do Brasil e há mais de 20 anos investe no conforto e a satisfação dos consumidores.
Produzimos mais que produtos, produzimos qualidade de vida
Trabalho, família, amigos, dedicação, amor, fé e muita perseverança. Esses foram os alicerces utilizados para construir uma empresa de sucesso.
O Dr. Bacila é formado desde 1974 em medicina veterinária pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), e hoje é diretor presidente da Organnact Saúde Animal. Este visionário sempre sonhou em ter seu próprio negócio e, após se formar, deu início a este sonho, trabalhando durante cinco anos como autônomo.
Em 1979, desistiu do trabalho autônomo e foi administrar as fazendas de um grupo industrial do Paraná, onde permaneceu até 1992. Sonhando em ser dono do próprio negócio, reuniu toda a família e expôs seu grande desejo. Todos lhe incentivaram e, a partir dali, começava a história da Organnact, como uma empresa de criação de ovelhas.
Em meados de 1993, Dr. Bacila percebeu que suas ovelhas perdiam muitos resíduos de alimentação nas fezes, e que, portanto, algo deveria ser feito para que tais perdas não se prolongassem. Preocupado com o problema, conversou com seu tio bioquímico, Metry Bacila, que lhe aconselhou a usar leveduras. A partir deste momento, nascia o primeiro produto.
Após pesquisas sobre estes organismos, ele passou a fornecê-los para suas ovelhas. Dr. Bacila percebeu que após o uso das leveduras, houve uma considerável redução de perdas daqueles resíduos nas fezes e, assim, decidiu montar um laboratório para fabricar produtos com leveduras.
Com muito esforço, comprou um terreno em Curitiba e, no final de 1995, após aprovação do Ministério da Agricultura, inseriu com sua equipe no mercado o primeiro produto para bovinos, já com a marca Organnact: o “Ativador Orgânico”, atual “Bovisacc”. Dr. Bacila acreditava que, em seis meses, todo o Brasil estaria consumindo o Ativador Orgânico. Ledo engano.
Passaram-se quase seis anos e ninguém queria o produto. O assunto probiótico ainda era recente em 1995 e, por esse motivo, teve uma dificuldade muito grande na promoção do produto, já que não encontrava equipes dispostas a trabalhar com ele.
Diante de tal dificuldade, Dr. Bacila acabou tornando-se fabricante e vendedor de seus próprios produtos. Porém, a venda mensal ainda era baixa, em torno de 600 quilos. No dia 21 de fevereiro de 2001, em virtude do baixo volume de vendas, seus filhos e seu irmão lhe chamaram para uma reunião, decididos a acabar com o negócio.
Foi uma época difícil! Sua família perdeu as ovelhas e as propriedades, acumulando um problema maior ainda: não tinham de onde tirar dinheiro para continuar. Visando reverter o quadro, concordaram em não desistir do projeto. No entanto, se nada desse certo, encerrariam o negócio em 90 dias.
Passado um mês, apareceu um cliente. Um dos maiores produtores de laticínios do Brasil, que vinha testando o produto “Ativador Orgânico” há nove meses, com resultados interessantes. Foi realizada uma reunião para apresentar uma proposta para inclusão do produto em todas as rações. Após a reunião, foi efetuado um pedido de 15 mil quilos do produto “Ativador Orgânico” para entregar em 10 dias. Ali, iniciou-se o crescimento da Organnact.
Em agosto de 2004, tendo em vista o crescimento, Dr. Bacila, seu irmão e seus filhos decidiram adquirir um terreno para construir uma nova planta produtiva, já que o espaço que utilizavam tornou-se pequeno diante de tanto sucesso. As obras se iniciaram num terreno quatro vezes maior que a primeira planta.
Porém, quando tudo parecia caminhar normalmente, eis que chega o dia mais difícil, senão o mais doloroso e sofrido da história da Organnact. O dia 22 de dezembro de 2004 marcou a vida da família Bacila, mas de forma negativa. A fábrica foi atingida por um terrível incêndio. Produtos, matérias-primas, estoques… tudo virou cinzas.
A Organnact chegou ao final daquele ano sem faturamento, sem produtos em estoque e ainda com uma obra em andamento. Naquele dia, vendo tudo sendo destruído, sem poder fazer nada, Dr. Bacila sentiu que poderia ser o fim de seu sonho. No dia seguinte, seus filhos e seu irmão, numa demonstração de força e superação, começaram a recolher algumas das poucas coisas que resistiram ao incêndio: computadores, mesas, livros e alguns documentos. Colocaram tudo em uma camionete e partiram para uma nova fábrica, ainda em construção. Isso mostrava que o fogo levou apenas bens materiais, mas não a vontade de vencer.
Apesar da nova fábrica não proporcionar ainda as instalações ideais para o desenvolvimento das atividades, já que era ainda praticamente um “esqueleto” de tijolos – as salas foram divididas com uma lona preta. Eles contrataram um vigilante, acionaram a luz, telefones, computadores e começaram tudo de novo: desde a matéria-prima até os equipamentos.
Em 20 dias, a Organnact voltou a produzir, mesmo que em condições precárias: os pacotes dos produtos eram cheios com uma “canequinha”, pesados um a um. Em quatro meses, todos os equipamentos foram readquiridos e, após oito meses, a Organnact conseguiu se reestruturar, definitivamente pronta para atender ao mercado.
De acordo com a crescente demanda de medicamentos fitoterápicos veterinários no Brasil e no mundo, em 2006, a Organnact inovou mais uma vez agrupando uma nova empresa, a Fitovet. Especializada na produção de medicamentos fitoterápicos elaborados a partir de plantas medicinais, a Fitovet foi o primeiro laboratório brasileiro devidamente registrado e autorizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, a produzir esses medicamentos veterinários dentro das exigências.
Para a Organnact, o que norteia o desenvolvimento de cada novo produto não são apenas as inúmeras possibilidades que a ciência oferece, mas, principalmente, a consciência de sua responsabilidade e ética no que diz respeito à saúde do animal e, consequentemente, do homem.
Com tanto tempo dedicado aos animais através de marcas já consolidadas no mercado, em 2010 a Organnact expande suas fronteiras, inovando mais uma vez. Agora com uma linha de produtos dedicada às pessoas, a Utility Organnact proporciona maior praticidade na decoração, nos ajustes e reparos em acessórios, ferramentas e demais equipamentos utilizados no dia a dia.
Todas essas melhorias só reforçam o processo evolutivo pelo qual a Organnact passou, e vem passando, nesses últimos anos. Tudo é feito sempre com muita dedicação para proporcionar uma melhor qualidade de vida aos animais.
A atual estrutura da Organnact conta com equipamentos altamente modernos, computadorizados e automatizados. Todos os processos de fabricação são certificados com as BPF´s – Boas Práticas de Fabricação – pelas autoridades de saúde. A empresa conta com 70 distribuidores em todo o País, além de 60 veterinários que atuam como coordenadores/promotores no campo. Conta ainda com 80 colaboradores: 30 atuando no escritório e 50 na fábrica.
A evolução também é evidente no mix de produtos. Atualmente, são mais de 60 produtos, desenvolvidos cuidadosamente para cada tipo de animal: aves, bovinos (leite e corte), caprinos, equinos, ovinos, suínos e animais de pequeno porte (Pet).
O maior patrimônio de uma empresa não são os produtos que ela produz, mas sim as pessoas que a fazem funcionar. A família Organnact conseguiu ao longo do tempo não apenas distribuidores e veterinários para o negócio, mas sim amigos e parceiros. Após anos de luta e superação, pode-se perceber que todo o esforço e persistência foram recompensados.
A Organnact Saúde Animal é bem sucedida devido à vontade de vencer de todas as pessoas que trabalham e fazem parte dela. Mesmo com os inúmeros obstáculos encontrados ao longo dos anos, ninguém desistiu e sequer deixou de acreditar no sonho. É exatamente isso que fez a Organnact conquistar seu espaço. Nos orgulhamos de ter como principais valores a perseverança, a determinação e a valorização do ser humano.
Estes valores permitiram à Organnact crescer e se desenvolver ainda mais. Por meio de boas parcerias, aprimoramentos e programas de relacionamento, conseguimos inovar e aperfeiçoar cada vez mais os nossos produtos. A Organnact possui mais de 100 produtos distribuídos em três divisões (Pet, Equi e Animais de Produção). As nossas divisões crescem a cada ano, não só em quantidade, mas também em qualidade. Isto garante e prova que a busca constante por conhecimento e inovação sempre traz bons resultados.
Alcançamos 100% de cobertura nacional de área de distribuição. Como chegamos nisso? Através de novas metodologias de trabalho, aperfeiçoamento de equipe por meio de um RH muito mais assertivo e humano, estratégias comerciais, inovação e tecnologia de ponta.
O mundo está se reinventando e nós também. Somos uma empresa antenada e temos anseio de estar sempre na crista da onda. Começamos a reforçar nossa atuação digital, focar estrategicamente no público final com o propósito de levar nossa marca cada vez mais longe, pois a revolução digital está acontecendo e nós faremos parte dela.
Um ano de consolidação da Organnact como uma marca nacional. Já no início de 2021, emplacamos alguns projetos marcantes para a trajetória da empresa: o começo da parceria histórica com a apresentadora Angélica e com sua fiel companheira, a Gringa, e o patrocínio do Big Brother Brasil, o maior reality show da televisão brasileira. Estes novos desafios colocam a Organnact em um novo patamar: ser vista e reconhecida como referência em todo o país no que diz respeito à suplementação e à saúde animal.
No segmento Equi, a Organnact também passa a ter uma parceria muito importante e que eleva o status da marca neste universo. O cantor Mano Walter, um dos expoentes da música sertaneja do país nos últimos anos, é o novo embaixador da marca. Ele passa a ser o rosto que representará os produtos Organnact para os apaixonados por cavalos.
NOSSA RAZÃO DE SER
Oferecer soluções inovadoras que produzem resultados em saúde e bem-estar animal.
O QUE QUEREMOS SER
Ser referência internacional em suplementação e saúde animal.
O QUE ACREDITAMOS
Paixão pela inovação;
Trabalho em equipe;
Responsabilidade social e ambiental;
Excelência e cooperação;
Transparência, respeito e ética.