Sobre Nós

Em 1991, iniciamos uma busca incessante por um desenvolvimento que vai além de novos produtos. Começamos uma procura constante por soluções inteligentes e eficazes que proporcionam uma vida melhor, com comodidade e bem-estar, para os animais e para as pessoas que cuidam deles.

O que norteia esse desenvolvimento não são apenas as inúmeras possibilidades que a ciência oferece, mas a consciência, a responsabilidade e a ética que envolvem quem trabalha com a saúde do animal.

A partir de uma rede de distribuição com abrangência em todo território nacional, o Grupo Organnact marca presença em mais de 20.000 pontos de venda espalhados pelo Brasil. Além disso, a Organnact possui um dos melhores laboratórios veterinários do Brasil e há mais de 20 anos investe no conforto e a satisfação dos consumidores.

Produzimos mais que produtos, produzimos qualidade de vida


1974 / O sonho

Trabalho, família, amigos, dedicação, amor, fé e muita perseverança. Esses foram os alicerces utilizados para construir uma empresa de sucesso.

O Dr. Bacila é formado desde 1974 em medicina veterinária pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), e hoje é diretor presidente da Organnact Saúde Animal. Este visionário sempre sonhou em ter seu próprio negócio e, após se formar, deu início a este sonho, trabalhando durante cinco anos como autônomo.


1979 / O primeiro passo

Em 1979, desistiu do trabalho autônomo e foi administrar as fazendas de um grupo industrial do Paraná, onde permaneceu até 1992. Sonhando em ser dono do próprio negócio, reuniu toda a família e expôs seu grande desejo. Todos lhe incentivaram e, a partir dali, começava a história da Organnact, como uma empresa de criação de ovelhas.


1993 / Nasce o primeiro produto

Em meados de 1993, Dr. Bacila percebeu que suas ovelhas perdiam muitos resíduos de alimentação nas fezes, e que, portanto, algo deveria ser feito para que tais perdas não se prolongassem. Preocupado com o problema, conversou com seu tio bioquímico, Metry Bacila, que lhe aconselhou a usar leveduras. A partir deste momento, nascia o primeiro produto.

Após pesquisas sobre estes organismos, ele passou a fornecê-los para suas ovelhas. Dr. Bacila percebeu que após o uso das leveduras, houve uma considerável redução de perdas daqueles resíduos nas fezes e, assim, decidiu montar um laboratório para fabricar produtos com leveduras.


1995 / Surgem obstáculos

Com muito esforço, comprou um terreno em Curitiba e, no final de 1995, após aprovação do Ministério da Agricultura, inseriu com sua equipe no mercado o primeiro produto para bovinos, já com a marca Organnact: o “Ativador Orgânico”, atual “Bovisacc”. Dr. Bacila acreditava que, em seis meses, todo o Brasil estaria consumindo o Ativador Orgânico. Ledo engano. 

Passaram-se quase seis anos e ninguém queria o produto. O assunto probiótico ainda era recente em 1995 e, por esse motivo, teve uma dificuldade muito grande na promoção do produto, já que não encontrava equipes dispostas a trabalhar com ele.


2001 / O crescimento

Diante de tal dificuldade, Dr. Bacila acabou tornando-se fabricante e vendedor de seus próprios produtos. Porém, a venda mensal ainda era baixa, em torno de 600 quilos. No dia 21 de fevereiro de 2001, em virtude do baixo volume de vendas, seus filhos e seu irmão lhe chamaram para uma reunião, decididos a acabar com o negócio.

Foi uma época difícil! Sua família perdeu as ovelhas e as propriedades, acumulando um problema maior ainda: não tinham de onde tirar dinheiro para continuar. Visando reverter o quadro, concordaram em não desistir do projeto. No entanto, se nada desse certo, encerrariam o negócio em 90 dias.

Passado um mês, apareceu um cliente. Um dos maiores produtores de laticínios do Brasil, que vinha testando o produto “Ativador Orgânico” há nove meses, com resultados interessantes. Foi realizada uma reunião para apresentar uma proposta para inclusão do produto em todas as rações. Após a reunião, foi efetuado um pedido de 15 mil quilos do produto “Ativador Orgânico” para entregar em 10 dias. Ali, iniciou-se o crescimento da Organnact.


2004 / O sonho é ameaçado

Em agosto de 2004, tendo em vista o crescimento, Dr. Bacila, seu irmão e seus filhos decidiram adquirir um terreno para construir uma nova planta produtiva, já que o espaço que utilizavam tornou-se pequeno diante de tanto sucesso. As obras se iniciaram num terreno quatro vezes maior que a primeira planta.

Porém, quando tudo parecia caminhar normalmente, eis que chega o dia mais difícil, senão o mais doloroso e sofrido da história da Organnact. O dia 22 de dezembro de 2004 marcou a vida da família Bacila, mas de forma negativa. A fábrica foi atingida por um terrível incêndio. Produtos, matérias-primas, estoques… tudo virou cinzas. 

A Organnact chegou ao final daquele ano sem faturamento, sem produtos em estoque e ainda com uma obra em andamento. Naquele dia, vendo tudo sendo destruído, sem poder fazer nada, Dr. Bacila sentiu que poderia ser o fim de seu sonho. No dia seguinte, seus filhos e seu irmão, numa demonstração de força e superação, começaram a recolher algumas das poucas coisas que resistiram ao incêndio: computadores, mesas, livros e alguns documentos. Colocaram tudo em uma camionete e partiram para uma nova fábrica, ainda em construção. Isso mostrava que o fogo levou apenas bens materiais, mas não a vontade de vencer.


2005 / O recomeço

Apesar da nova fábrica não proporcionar ainda as instalações ideais para o desenvolvimento das atividades, já que era ainda praticamente um “esqueleto” de tijolos – as salas foram divididas com uma lona preta. Eles contrataram um vigilante, acionaram a luz, telefones, computadores e começaram tudo de novo: desde a matéria-prima até os equipamentos. 

Em 20 dias, a Organnact voltou a produzir, mesmo que em condições precárias: os pacotes dos produtos eram cheios com uma “canequinha”, pesados um a um. Em quatro meses, todos os equipamentos foram readquiridos e, após oito meses, a Organnact conseguiu se reestruturar, definitivamente pronta para atender ao mercado.


2006 / A inovação

De acordo com a crescente demanda de medicamentos fitoterápicos veterinários no Brasil e no mundo, em 2006, a Organnact inovou mais uma vez agrupando uma nova empresa, a Fitovet. Especializada na produção de medicamentos fitoterápicos elaborados a partir de plantas medicinais, a Fitovet foi o primeiro laboratório brasileiro devidamente registrado e autorizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, a produzir esses medicamentos veterinários dentro das exigências. 

Para a Organnact, o que norteia o desenvolvimento de cada novo produto não são apenas as inúmeras possibilidades que a ciência oferece, mas, principalmente, a consciência de sua responsabilidade e ética no que diz respeito à saúde do animal e, consequentemente, do homem.


2010 / O sonho enfim vira realidade

Com tanto tempo dedicado aos animais através de marcas já consolidadas no mercado, em 2010 a Organnact expande suas fronteiras, inovando mais uma vez. Agora com uma linha de produtos dedicada às pessoas, a Utility Organnact proporciona maior praticidade na decoração, nos ajustes e reparos em acessórios, ferramentas e demais equipamentos utilizados no dia a dia.

Todas essas melhorias só reforçam o processo evolutivo pelo qual a Organnact passou, e vem passando, nesses últimos anos. Tudo é feito sempre com muita dedicação para proporcionar uma melhor qualidade de vida aos animais.

A atual estrutura da Organnact conta com equipamentos altamente modernos, computadorizados e automatizados. Todos os processos de fabricação são certificados com as BPF´s – Boas Práticas de Fabricação – pelas autoridades de saúde. A empresa conta com 70 distribuidores em todo o País, além de 60 veterinários que atuam como coordenadores/promotores no campo. Conta ainda com 80 colaboradores: 30 atuando no escritório e 50 na fábrica. 

A evolução também é evidente no mix de produtos. Atualmente, são mais de 60 produtos, desenvolvidos cuidadosamente para cada tipo de animal: aves, bovinos (leite e corte), caprinos, equinos, ovinos, suínos e animais de pequeno porte (Pet).

O maior patrimônio de uma empresa não são os produtos que ela produz, mas sim as pessoas que a fazem funcionar. A família Organnact conseguiu ao longo do tempo não apenas distribuidores e veterinários para o negócio, mas sim amigos e parceiros. Após anos de luta e superação, pode-se perceber que todo o esforço e persistência foram recompensados.


2014 / Resultados

A Organnact Saúde Animal é bem sucedida devido à vontade de vencer de todas as pessoas que trabalham e fazem parte dela. Mesmo com os inúmeros obstáculos encontrados ao longo dos anos, ninguém desistiu e sequer deixou de acreditar no sonho. É exatamente isso que fez a Organnact conquistar seu espaço. Nos orgulhamos de ter como principais valores a perseverança, a determinação e a valorização do ser humano.

Estes valores permitiram à Organnact crescer e se desenvolver ainda mais. Por meio de boas parcerias, aprimoramentos e programas de relacionamento, conseguimos inovar e aperfeiçoar cada vez mais os nossos produtos. A Organnact possui mais de 100 produtos distribuídos em três divisões (Pet, Equi e Animais de Produção). As nossas divisões crescem a cada ano, não só em quantidade, mas também em qualidade. Isto garante e prova que a busca constante por conhecimento e inovação sempre traz bons resultados.


2016 / Organizando a casa

Alcançamos 100% de cobertura nacional de área de distribuição. Como chegamos nisso? Através de novas metodologias de trabalho, aperfeiçoamento de equipe por meio de um RH muito mais assertivo e humano, estratégias comerciais, inovação e tecnologia de ponta.


2020 / Revolução digital

O mundo está se reinventando e nós também. Somos uma empresa antenada e temos anseio de estar sempre na crista da onda. Começamos a reforçar nossa atuação digital, focar estrategicamente no público final com o propósito de levar nossa marca cada vez mais longe, pois a revolução digital está acontecendo e nós faremos parte dela.


2021 / Novos desafios

Um ano de consolidação da Organnact como uma marca nacional. Já no início de 2021, emplacamos alguns projetos marcantes para a trajetória da empresa: o começo da parceria histórica com a apresentadora Angélica e com sua fiel companheira, a Gringa, e o patrocínio do Big Brother Brasil, o maior reality show da televisão brasileira. Estes novos desafios colocam a Organnact em um novo patamar: ser vista e reconhecida como referência em todo o país no que diz respeito à suplementação e à saúde animal.

No segmento Equi, a Organnact também passa a ter uma parceria muito importante e que eleva o status da marca neste universo. O cantor Mano Walter, um dos expoentes da música sertaneja do país nos últimos anos, é o novo embaixador da marca. Ele passa a ser o rosto que representará os produtos Organnact para os apaixonados por cavalos.

Missão

NOSSA RAZÃO DE SER

Oferecer soluções inovadoras que produzem resultados em saúde e bem-estar animal.

Visão

O QUE QUEREMOS SER

Ser referência internacional em suplementação e saúde animal.

Valores

O QUE ACREDITAMOS

Paixão pela inovação;
Trabalho em equipe;
Responsabilidade social e ambiental;
Excelência e cooperação;
Transparência, respeito e ética.